As florestas mistas são assim designadas por apresentarem espécies caraterísticas de regiões tropicais juntamente com outras espécies mais típicas de regiões temperadas.

A floresta mista, não é propriamente um bioma, mas sim uma mistura, pois faz a transição entre o bioma de floresta caducifólia e a taiga (que veremos adiante). Chama-se floresta mista porque é composta por vegetação de folha caduca, bem como de árvores de folha persistente, principalmente coníferas.

Encontram-se árvores de grande porte mas com folhas mais pequenas do que nas florestas tropicais. O grau de cobertura vegetal é mais ou menos denso e existem aqui castanheiros, camélias, magnólias e loureiros. Num estrato inferior encontram-se algumas palmeiras, bambus, arbustos e plantas herbáceas. Há lianas enroladas nos troncos de árvores e epífitas. Por outro lado, há musgos a cobrir muitos dos troncos das árvores.

A fauna é também diversificada e rica. Muitos roedores e animais pequenos coexistem com ursos, tigres e predadores de maior porte.

Fonte:https://geo7.com.sapo.pt/climasebiomas.htm