FLORESTA TROPICAL
Nas regiões de clima tropical, existem estes três géneros de formações vegetais, porque este tipo de clima é uma transição entre outros tipos de climas, ao contrário do clima equatorial, que não faz transição com mais nenhum outro tipo de clima. O clima tropical, consoante a latitude (e a continentalidade), apresenta valores diferentes de precipitações e de temperaturas, pelo que pode fazer transição entre o equatorial e o o desértico. Por estas razões (e não só), as formações vegetais variam de acordo com a maior ou menor abundância de precipitações.
Figura - Savana |
Figura - baoba |
Os locais do bioma de savana, encontram-se distribuídos nas seguintes áreas do mundo:
Ao longo das margens dos rios que correm nas regiões de savana aparece a Floresta- Galeria. A humidade do solo permite o desenvolvimento de uma floresta densa semelhante à selva.
No que respeita à fauna (animais) do bioma savana, ela é constituída principalmente por grandes herbívoros, tais como búfalos, elefantes, zebras, impalas, antílopes, girafas, cangurus (nas savanas australianas). Como os herbívoros são o alimento preferido dos carnívoros, a existência de muitos herbívoros, faz com que existam nas savanas também muitos carnívoros, tais como leões, leopardos, panteras, tigres, chitas, etc... Nas savanas também existem répteis (lagartos, cobras, serpentes), aves (águias, abutres, falcões...) e muitos insectos, principalmente gafanhotos e mosquitos.
Fonte:https://geo7.com.sapo.pt/climasebiomas.htm